Criacionismo Bíblico II

Imprimir

 

Dr. Ruy Carlos Camargo Vieira
Entrevista com o Presidente da Sociedade Criacionista Brasileira.
Os associados Dr. Nahor Neves de Souza Junior e o teologando Jefferson entrevistaram o Dr. Ruy, com vistas à inclusão desta reportagem em publicação a ser editada oportunamente (a previsão era para 2001). Antecipamos a divulgação da entrevista para os leitores de nosso site.


1. Faça uma breve descrição de sua formação acadêmica e carreira profissional.
Ruy Vieira:
Formado em Engenharia Mecânica e Eletricista pela Escola Politécnica da USP.

(vide mini-currriculum vitae).


2. Como surgiu seu interesse pelo Criacionismo?
Ruy Vieira:
Meu interesse pelo Criacionismo surgiu ao me tornar Adventista e ler o relato bíblico da criação. Achei que deveria estudar mais profundamente a questão das origens, considerando a versão criacionista em confronto com a versão evolucionista que se tornou a "academicamente correta".

 

3. Qual é a importância do Criacionismo dentro do Cristianismo?
Ruy Vieira:
O Cristianismo tem dois pilares básicos - Cristo na Criação, e Cristo na Redenção. Ambos os pilares relacionam-se entre si e com a questão da origem e do destino do ser humano. Cristo na Criação é o Criacionismo, que portanto integra o Cristianismo juntamente com o outro pilar - Cristo na Redenção.

 

4. Pode haver um casamento harmônico entre ciência e religião sem detrimento da fé?
Ruy Vieira:
Ciência e Religião, ambas, procuram a verdade, embora usando métodos distintos. Creio que não há como separar os campos da busca da verdade, pois a verdade é una e indivisível. Se a busca da verdade for sincera e despida de preconceitos, deverá haver harmonia entre as conclusões tiradas pelos dois métodos distintos.

 

5. Como foi criada a Sociedade Criacionista Brasileira?
Ruy Vieira:
A Sociedade Criacionista Brasileira foi criada há 29 anos (em 1972), com a intenção de divulgar no Brasil o Criacionismo Bíblico, suprindo a lacuna então existente quanto à literatura em língua portuguesa sobre a controvérsia criacionismo / evolucionismo nos meios mais cultos de nossa sociedade.

 

6. Autores e obras que recomendaria aos que estão interessados em conhecer mais sobre o Criacionismo?
Ruy Vieira:
Recomendamos a literatura divulgada nos 61 números da Folha Criacionista até hoje publicados, cuja lista pode ser acessada no "site" da Sociedade Criacionista Brasileira (http://www.scb.org.br ) no item "Índice Temático", ou solicitada através de nosso endereço postal (e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. ou Caixa Postal 08660 - CEP: 70312-970 - Brasília DF BRASIL).

 

7. Qual é o maior desafio que o conceito " Deus é o Criador" enfrenta nos dias de hoje?
Ruy Vieira:
Creio que o conceito "Deus é o Criador" enfrenta particularmente o desafio do "cientificismo", que entendo ser um dos aspectos daquilo que o apóstolo São Paulo chamou de "a falsamente chamada ciência". Ciência verdadeira e religião verdadeira convergem em seus objetivos, mas a "falsa ciência" é preconceituosa, perseguidora das dissidências, arrogante e orgulhosa.

 

8. O que pode significar para os que aceitam a Bíblia, mas não crêem na literalidade de Gênesis 1?
Ruy Vieira:
Creio que os que não aceitam a literalidade de Gênesis não tiveram a oportunidade de estudar mais a fundo a questão. Nossa contribuição para melhor esclarecer esse assunto encontra-se nos artigos publicados nos números 52 e 53 da Folha Criacionista.

 

9. Concorda com a expectativa de que muito em breve encontraremos fósseis ou indícios de povos ante-diluvianos?
Ruy Vieira:
Subjetivamente, sim. Objetivamente, dificilmente!

10. Na sua opinião, por que nos EUA e Europa, encontramos maior interesse e desenvolvimento no campo da pesquisa criacionista? Existe expectativa de crescimento semelhante no Brasil?
Ruy Vieira:
Entendo que o conflito Criacionismo / Evolucionismo envolve mais diretamente aspectos culturais (que sem dúvida giram em torno da concepção de um Deus Criador e da instituição do sábado como memorial da Criação). Como culturalmente nosso país ainda engatinha, talvez essa possa ser a resposta a esta questão. Mas nos últimos 30 anos o interesse pelo assunto no Brasil tem crescido significativamente.

 

11. A ciência é necessária na vida do Cristão?
Ruy Vieira:
A ciência tal como conceituada biblicamente, sim! Ver nosso artigo na Folha Criacionista número 59 sobre o conceito de ciência na Bíblia.

 

 



Síntese do "curriculum vitae" de Ruy Carlos de Camargo Vieira (na época da entrevista) 

  • Engenheiro Mecânico e Eletricista, formado em 1953 pela Escola Politécnica da USP.
  • Professor no Instituto Tecnológico de Aeronáutica, e na Escola de Engenharia de São Carlos (1954 a 1985).
  • Professor Doutor Livre-docente e Catedrático por concurso na Universidade de São Paulo.
  • Atividades de pesquisa e orientação de numerosos mestrados e doutorados na área de Mecânica dos Fluidos e aplicações (1962 a 1985).
  • Vários artigos apresentados em Congressos realizados no Brasil e no exterior sobre Mecânica dos Fluidos, e sobre ensino de Engenharia e Tecnologia.
  • Numerosas publicações sobre Mecânica dos Fluidos e sobre o ensino de Engenharia e Tecnologia.
  • Membro Fundador da Academia de Ciências do Estado de São Paulo (1974).
  • Diretor Científico da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo em duas gestões, de 1979 a 1985.
  • Membro do Conselho Federal de Educação, de 1974 a 1980.
  • Secretário Adjunto da Secretaria de Educação Superior do MEC, de 1976 a 1979 e Sub-Secretário de Política de Educação Superior da Secretaria de Educação Superior do MEC, de 1986 a 1988.
  • Membro e Coordenador da Comissão de Especialistas de Ensino de Engenharia do MEC, em várias gestões (1972 a 1985).
  • Presidente da Associação Brasileira de Ensino de Engenharia em três gestões.
  • Vice-Presidente do Conselho Federal de Engenharia, Arquitetura e Agronomia, em 1981.
  • Consultoria a firmas de Engenharia e a instituições diversas, sobre assuntos relativos a Mecânica dos Fluidos, e a educação em várias áreas da Engenharia e da Tecnologia (1962 a 1985).
  • Atualmente, Consultor da Secretaria de Educação Média e Tecnológica do MEC, contratado pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento, e representante do MEC no Conselho Superior da Agência Espacial Brasileira (desde 1997).
  • Tesoureiro da Sociedade Bíblica do Brasil (quatro gestões).
  • Fundador e Presidente da Sociedade Criacionista Brasileira (desde 1972)


|              Desenvolvido por Lógika              |
Copyright SCB 1972-2017 - SCB Online 1998-2017 - Filosofia das Origens Online 2005-2017. Powered by 888 poker bonus code